A planta conhecida como babosa, ou aloe vera, é uma forte aliada para a beleza e saúde da sua pele. Rica em vitaminas (B, C e E, além de zinco e magnésio), sais minerais e nutrientes, ela tem ação hidratante, clareadora, cicatrizante e anti-inflamatória. Aqui você irá tirar todas as suas dúvidas sobre como usar babosa no rosto.
Para que serve a babosa no rosto?
São inúmeras as vantagens de se usar a planta para a pele do rosto. A sua ação promove uma intensa hidratação na pele do rosto e só traz benefícios tanto no aspecto visual quanto na saúde da cútis.
Para você entender melhor porque deve investir em usar babosa no rosto, nós fizemos uma lista para você conhecer os principais benefícios:
- Previne rugas.
- Hidrata a pele.
- Auxilia na limpeza profunda da pele.
- Combate espinhas e acnes.
- Tem ação clareadora.
- Ameniza manchas e eczemas.
- É cicatrizante.
- Equilibra a oleosidade da cútis.
- Promove a elasticidade da pele.
- Tem ação anti-inflamatória e antibactericida.
Posso usar babosa no rosto todos os dias?
Sim. Você pode usar a babosa no rosto todos os dias e deixar agir por 15 a 20 minutos. Porém, se sentir alguma ardência, quentura ou vermelhidão após o uso contínuo do gel, deve suspender o uso.
Além disso, se ao abrir a planta para retirar o gel, ele apresentar uma coloração diferente do transparente, não deve ser aplicado no rosto.
Posso dormir com babosa no rosto?
Já dormir com a babosa no rosto não é indicado pelos dermatologistas. Pois, apesar de ser raro, o excesso de tempo de contato do gel pode provocar irritações de pele e olhos.
Posso passar babosa no rosto e sair no sol?
Não é indicado passar babosa e sair no sol e muito menos usar o produto como protetor solar. O indicado é que você lave o rosto após a hidratação com babosa antes de sair no sol.
Babosa ameniza manchas no rosto e eczemas?
A aloe vera tem um ótimo potencial cicatrizante e regenerador para a pele. Além de ser antibactericida, anti-inflamatória e desintoxicante. Por isso, usar babosa no rosto periodicamente ajuda a diminuir manchas de sol e melasmas leves.
Como usar babosa no cabelo: aprenda a fazer hidratação e muito mais
Como usar a babosa no rosto?
Você deve tomar muito cuidado antes de misturar a aloe vera com outros produtos ou ingredientes, mesmo que naturais. Afinal, não se sabe se pode causar alguma reação alérgica ou se a pessoa que vai utilizar os produtos tem alguma condição que contraindique diferentes misturas.
Então, o ideal, para não correr nenhum risco indesejado, é usar a babosa pura. Você pode abrir a folha da babosa, com cuidado para não se espetar, retirar o gel com a ajuda de uma colher e passar direto no rosto.
Se quiser dissolver o gel, pode bater no liquidificador com um pouquinho de água. Porém, neste caso você não deve esperar muito para aplicar na pele, já que depois de algum tempo, ele vai ficando ralo e o preparo tende a ficar praticamente líquido.
Você também pode misturá-la a outros ativos naturais, mas indicamos que, antes do uso, faça o teste de alergia, aplicando o produto em apenas uma pequena área da pele para ver se a mistura dos ingredientes não irá causar nenhuma reação alérgica.
Máscara de hidratação caseira com babosa para pele seca
- Tire o gel de uma folha de babosa e misture com algumas gotas de óleo de coco.
- Aplique no rosto, massageando com as mãos.
- Deixe agir por 20 minutos.
- Lave com água fria abundantemente.
Máscara de hidratação caseira com babosa para pele oleosa
- Tire o gel de uma folha de babosa e misture com uma colher de argila verde.
- Aplique no rosto, massageando com as mãos.
- Deixe agir por 20 minutos.
- Lave com água fria abundantemente.
Máscara de hidratação caseira hidratante com babosa
- Tire o gel de uma folha de babosa.
- Misture com uma colher de mel e uma colher de azeite de oliva extravirgem.
- Aplique no rosto, massageando com as mãos.
- Deixe agir por 20 minutos.
- Lave com água fria abundantemente.
Contraindicações da babosa
Você não deve passar a babosa no rosto se:
- Tiver alergia à planta.
- Tiver uma queimadura grave.
- Se a sua pele estiver muito ressecada.
- Se estiver com alguma ferida ou infecção.
- Se o uso da babosa causar alguma coceira ou erupções cutâneas, pode indicar que você tem sensibilidade à planta. Neste caso, suspenda imediatamente o uso e busque a orientação de um médico dermatologista.