Se você tem um espacinho na sua casa que fique perto do seu quarto, pode ser uma excelente opção transformá-lo em um closet pequeno. O cômodo, que já foi muito associado a luxo e riqueza, agora é sinônimo de praticidade e organização.
Ter as roupas e acessórios à vista, catalogados em setores, traz uma enorme facilidade, tanto na hora de escolher o look quanto para manter tudo arrumadinho e bem conservado. Venha ver como criar o espaço ideal para as suas roupas!
Closet pequeno planejado
Veja como um espaço pequeno que ficaria quase sem utilização em casa pode ser o suficiente para organizar toda a sua bagunça. Em um móvel planejado, você poderá contar com um arquiteto para fazer um projeto personalizado, escolher onde quer as prateleiras para os acessórios, definir a quantidade de gavetas, criar o espaço para pendurar as roupas. E ainda poderá dar um toque extra de sofisticação com uma iluminação especial embutida.
Closet pequeno simples
Se a ideia é ter um espaço mais simples, você pode encomendar um guarda-roupas sob medida em alguma loja que seja especializada em móveis para quartos. Neste caso, mesmo o móvel não sendo embutido na parede, você também terá a vantagem de poder escolher a formatação do seu closet. Outra vantagem é que se você mudar de imóvel, basta desmontá-lo e revendê-lo ou levar com você para a casinha nova.
Closet pequeno barato
Uma opção muito usada por quem não tem grana para investir em um móvel robusto, é apostar na combinação de arara, caixas organizadoras, nichos e um belo espelho. Tudo isso junto irá criar a ideia de um closet sem custar muito dinheiro. Outra opção que deixa o ambiente muito mais barato é usar apenas prateleiras em MDF ou gesso e estruturas de cabos para os cabides presos na própria parede, sem a estrutura do armário por trás.
Closet pequeno para casal
Se a proposta é criar um closet que atenda bem a um casal, o ideal é ter espaços bem delimitados para cada um, com prateleiras, gavetas e araras separadas. Assim, se um dos dois for mais desorganizado ou, quem sabe, mais metódico, não vai afetar a maneira do outro guardar suas coisas.
Abuse das prateleiras e gavetas
Lembre-se! Gavetas e prateleiras nunca serão em excesso. Se estiver sobrando espaço, você pode guardar roupas de cama, toalhas ou até coleções antigas e recordações de infância. Fato é que elas são suas aliadas na hora de manter suas roupas e acessórios organizados. Assim, na hora que precisar de algum item, você não vai perder tempo procurando no meio da bagunça.
Caixas organizadoras e nichos são sempre bem-vindas!
Para garantir todo proveito do espaço das prateleiras e das gavetas, uma excelente maneira de ordenar seus pertences é em caixas organizadoras, separadas por itens: para bolsas, para bonés e chapéus, para as roupas de cama, para toalhas...
Já os nichos, você pode colocar nas gavetas e conseguirá separar seus acessórios, joias, roupas íntimas ou camisetas.
Se quiser deixar as roupas ainda mais detalhadas visualmente, vá colocando as peças separadas pela palheta de cores e pelo estilo da estampa. Por exemplo: comece pelas peças lisas, da mais clara para a mais escura, depois passe para as peças listradas, das listras mais finas para as mais largas, e termine com as estampadas, das mais suaves para as mais gritantes.
Invista no jogo de espelhos
Um bom jogo de espelhos será útil não apenas na hora de montar o seu look, mas também para dar mais amplitude ao ambiente. Além disso, o espelho rebate a iluminação, deixando o cômodo mais claro, o que é fundamental para um quarto de vestir.
Um toque especial no ambiente
Se ao montar o seu closet no espaço que tem disponível ainda te sobrar um cantinho livre, coloque uma pequena penteadeira para você fazer seus penteados e maquiagem. O móvel extra, junto com um pufe bem charmoso, dará um toque especial, totalmente vintage, ao ambiente. Você vai se sentir uma estrela de Hollywood com todas aquelas luzes em torno do espelho iluminando seu look!
Veja também:
Como organizar o guarda-roupa em poucos passos
Veja modelos de blusas para quem quer renovar o guarda-roupa