Corte do Jaca: dicas para o visual que mistura criatividade e estilo


Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista

Se há algo que tem ganhado destaque nos últimos tempos, é a variedade de cortes de cabelo masculinos. Uma tendência que se destaca nesse universo é o Corte do Jaca. Originado de uma cultura urbana, ousada e criativa, esse estilo se tornou um verdadeiro fenômeno entre os homens!

Como é o Corte do Jaca

Diferenciar entre o Corte do Jaca e outros estilos de fades e o corte americano, pode ser desafiador. O Corte do Jaca é distinguido por um sombreado mais denso, predominantemente apresentando o mid fade. Ou seja, o degradê no meio da cabeça, cerca de dois dedos acima da orelha.

Isso significa que o efeito degradê desse corte inicia-se do meio da cabeça para baixo, resultando em um sombreado perfeito e marcante. A técnica cria um sombreado perfeito e inconfundível, proporcionando ao estilo uma identidade única. O degradê do Corte do Jaca também é chamado de disfarçado na linguagem popular.

Vamos explorar as diferentes variações desse corte inovador que tem conquistado muitas cabeças por aí.

Corte do Jaca curtinho ou baixo

Para aqueles que buscam simplicidade e praticidade, o corte curtinho é uma escolha perfeita. É um estilo discreto, mas que não deixa de transmitir atitude.

Corte do jaca
Reprodução/Instagram (@dav1gabriel2)

Corte do Jaca liso

Para os cabelos lisos, o Corte do Jaca acrescenta uma dose de ousadia e estilo à suavidade natural. A fusão perfeita entre o clássico e o contemporâneo, garantindo um visual moderno e autêntico.

Corte do jaca
Reprodução/Instagram (@barber_llopes)

Corte do Jaca crespo

Nos cabelos crespos, o Corte do Jaca ressalta ainda mais a ousadia desse estilo. O resultado é uma celebração da beleza natural, trazendo personalidade e estilo ao visual.

Corte do jaca
Reprodução/Instagram (@jotacrt31)

Corte do Jaca alto

O estilo não está restrito a cabelos muito curtos. Se quiser, pode deixar os fios mais altos, já que o Corte do Jaca oferece essa versatilidade. Isso permite que cada um imprima sua marca única no visual.

Corte do jaca
Reprodução/Instagram (@eujuliocesar.1.7)

Corte do Jaca redondo

O corte com o desenho redondo na nuca é o mais pedido! Um bom profissional irá desenhar essa linha perfeitamente com a ajuda de uma navalha.

Corte do jaca
Reprodução/Instagram (@corte.doscrias)

Corte do Jaca ondulado

Para um visual mais descontraído e com movimento, o corte ondulado é uma excelente alternativa. Cria um efeito natural e despojado no topo da cabeça, mas sem perder a essência do corte.

Corte do jaca
Reprodução/Instagram (@barbeiros.top1)

Corte do Jaca com desenho ou risco

Para os mais ousados, existe a possibilidade de incorporar desenhos e riscos no Corte do Jaca. O estilo é febre entre os jovens que buscam um visual mais moderno e despojado.

Corte do jaca
Reprodução/Instagram (@reidocorte12)

Corte do Jaca com luzes

Adicionar luzes ao corte do Jaca é uma forma de iluminar o visual e adicionar um toque moderno. Uma escolha que destaca e valoriza cada detalhe do corte.

Corte do jaca
Reprodução/Instagram (@raellducorte)


Como surgiu o Corte do Jaca?

O Corte do Jaca é uma expressão que surgiu de forma espontânea nas comunidades urbanas, especialmente entre os jovens de periferia, onde o estilo se proliferou rapidamente.

Porém, há quem afirme que a origem desse estilo remonta a um tipo de corte que virou febre nas barbearias da comunidade do Jacarezinho, localizada no Rio de Janeiro, durante o início da década de 2010. Daí o nome "Corte do Jaca", por ser uma simplificação de Jacarezinho.

Veja também:

Corte americano: o que precisa saber para adotar o visual do momento

Moicano disfarçado: descubra a variação do corte perfeita para você

Mullet masculino: estilos para investir no visual retro que voltou com tudo

Low fade: as versões mais estilosas do corte do momento

Cortes de cabelo masculino para arrasar no estilo

Ana Beatriz Furtado
Ana Beatriz Furtado
Jornalista, especializada em produção de conteúdo de entretenimento para o mercado digital. Foi repórter do Jornal do Brasil onde assinava uma coluna de moda e beleza e trabalhou por 5 anos no entretenimento da TV Globo.