As agressões do dia a dia - como a ação do sol, vento e água do mar -, o calor das chapinhas e secadores e os procedimentos químicos acabam ressecando e tirando o brilho do nosso cabelo.
O fio muito danificado acaba ficando com porosidade, ou seja, com as cutículas abertas, o que diminui a sua capacidade de reter líquidos e nutrientes. Com isso, o cabelo fica quebradiço, com mais frizz e com pouco brilho e elasticidade.
Se você busca um tratamento eficaz e de longo prazo para recuperar a textura e luminosidade dos seus fios porosos, pode apostar na técnica do cronograma capilar. Não conhece? Deixe que a gente te explique tudinho!
Faça o teste de porosidade no seu fio de cabelo
Antes de montar a sua agenda de cronograma capilar, você precisa saber qual é a principal necessidade do seu cabelo. Para isso, basta fazer um teste de porosidade, supersimples de ser realizado em casa mesmo. Veja como:
Quando o seu cabelo estiver limpo e seco, penteie seus fios e separe um fio inteiro que sair na escova. Encha uma vasilha grande de vidro com água e coloque o fio lá dentro.
Olhe depois de alguns minutos e veja o posicionamento do fio de cabelo e conseguirá descobrir como está a porosidade dos seus fios e, por consequência, qual é a principal necessidade do tratamento:
- Se o seu cabelo indicou baixa porosidade, é sinal que a sua cutícula está muito fechada, logo os seus fios estão saudáveis. Então, você pode apostar no programa de cronograma capilar de hidratação, para reforçar a textura.
- Se o seu cabelo indicou porosidade normal, significa que ele está um pouco danificado, logo você pode apostar num cronograma capilar focado na etapa da nutrição.
- Se o seu cabelo indicou alta porosidade, é sinal de que as suas cutículas estão muito abertas e os fios muito danificados. Então, você deve apostar no cronograma capilar mais intenso, focado na reconstrução da fibra capilar.
O que é o cronograma capilar
Esta técnica nada mais é do que um calendário de tratamento que reveza etapas de hidratação, nutrição e restauração dos fios, montado de acordo com a necessidade da sua fibra capilar.
A ideia é que ao longo de quatro semanas o cabelo fique menos poroso, recupere nutrientes e vitaminas para que ganhar um aspecto saudável e brilhoso.
Esse tratamento é indicado para qualquer tipo de fio que esteja poroso e quebradiço, seja ele liso (1), ondulado (2a, 2b e 2c), cacheado (3a, 3b e 3c) ou crespo (4a, 4b e 4c).
Confira abaixo os diferentes tipos de fios de cabelo para você saber em que categoria o seu fio se encaixa.
Entenda cada etapa do cronograma capilar
Depois de você identificar o que o seu cabelo mais precisa entre hidratação, nutrição e reconstrução, é hora de você saber como esses procedimentos irão afetar os seus fios.
Para você entender melhor a necessidade de cumprir separadamente cada etapa, a tabela abaixo detalha a ação que elas terão nos seus cabelos durante o tratamento. Você também pode conferir que tipo de produto usar em cada tratamento:
Como fazer um cronograma capilar e transformar seus cabelos
Monte a sua agenda de tratamento
Agora que você já sabe que tipo de tratamento seu cabelo precisa e o que cada etapa do cronograma vai fazer pela sua fibra capilar, você está pronta para montar o seu calendário de tratamento para quatro semanas. Lembre de entre uma lavagem e outra, fazer um intervalo de 48 horas.
Depois das primeiras quatro semanas de cronograma capilar, você já começará a notar uma diferença na textura do seu fio de cabelo. Você pode optar por seguir com a agenda de cuidado ou repeti-la de tempos em tempo, quando notar que seus fios estão ficando danificados novamente.
Veja também: