Ter aquele cabelo de comercial de xampu não é tarefa fácil para as mulheres. As agressões diárias causam danos principalmente às pontas dos fios, deixando-os quebradiços e espigados. Muitas vezes a solução mais rápida é passar a tesoura e eliminar boa parte do cabelo.
Mas se você quer cultivar os fios, vale buscar outras alternativas. Não se acostume a ter suas madeixas danificadas! Há maneiras simples e baratas de recuperar as pontas duplas e deixar o cabelo brilhoso e saudável. Para isso, é importante saber as causas do ressecamento, como prevenir e como tratar o problema.
Como recuperar o cabelo quebradiço
- Abuse dos produtos que contém vitamina E, óleo de argan e queratina.
- Evite usar chapinha mais de uma vez na semana.
- Invista em tratamentos de recuperação, como o botox, cronograma capilar e a cauterização.
- Uma vez por semana, faça uma hidratação intensiva, com uma máscara hidratante para cabelos danificados.
Tratamento rápido e fácil para as pontas espigadas
Para reparar e nutrir intensamente os cabelos, evitando o aparecimento de pontas quebradas e fragilizadas, aplique azeite ou óleo vegetal. Estes produtos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo, mas apenas nas pontas. Enrole o cabelo e deixe atuar durante cerca de uma hora. No final, lave o cabelo normalmente e finalize com um jato de água fria.
Você também pode gostar de: Hidratação com maionese recupera a maciez dos cabelos. Aprenda!
Como prevenir as pontas duplas
- Para manter o cabelo livre de pontas espigadas, é aconselhável cortar as pontas, em média, a cada 3 meses. Além de evitar o aparecimento de pontas duplas, o corte irá auxiliar o processo de renovação capilar.
- Ao lavar o cabelo, opte sempre por um xampu altamente nutritivo e sem sal e aplique condicionador nas pontas, de uma linha para cabelos danificados. Dê preferência à água fria, que ajuda a fechar as cutículas, e massageie sempre o cabelo e o couro cabeludo suavemente.
- Utilize sempre produtos concebidos para reparar a fundo as pontas duplas e quebradiças, como séruns e óleos nutritivos.
- Antes de secar o cabelo, aplique sempre protetor térmico, que ajudará a minimizar os efeitos nocivos do secador e dos outros aparelhos de altas temperaturas, que ressecam e comprometem a estrutura capilar.
- Ao pentear o cabelo ainda molhado, opte pelos pentes de dentes largos, que fragilizam menos o cabelo. Deixe as escovas para quando o cabelo já estiver seco.
Receitas caseiras de hidratação com mel para revigorar a madeixa
O que causa o cabelo espigado
- Uso frequente de aparelhos de altas temperaturas, como secadores, modeladores e chapinhas.
- Agressões externas, como exposição solar excessiva, vento e poluição.
- Pentear o cabelo de forma incorreta ou ainda molhado.
- O atrito com a toalha na hora de secar o cabelo danifica as madeixas. Por isso, nunca esfregue, só aperte a toalha contra os fios.
- Cortes desapropriados para o tipo de cabelo, utilizando instrumentos que fragilizam as pontas.
- Uso excessivo de produtos químicos, como os de styling, coloração e alisamento.
Veja também: