A massagem relaxante é, antes de tudo, um ato de carinho, cuidado com seu corpo e autoamor. Ela promove, além do relaxamento, como o nome já sugere, inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. Além disso, a sensação de bem estar após uma boa sessão é indiscutível. Se você nunca fez uma massagem relaxante, conheça um pouco mais dos benefícios dessa prática.
Como é a massagem relaxante?
A massagem relaxante é uma técnica milenar indicada para quem busca diminuir a tensão muscular, o estresse diário, aliviar as dores do corpo e relaxar também a mente. Com movimentos suaves e contínuos aplicados sempre com óleos ou cremes corporais, o massoterapeuta vai manipulando cada parte do corpo do massageado com alguma pressão de modo a relaxar completamente os músculos e articulações.
É importante saber que a massagem relaxante não deve ser dolorida e nem incômoda para quem está recebendo. O resultado final é de total bem estar!
Quais os benefícios da massagem relaxante
São inúmeros os benefícios da massagem relaxante para quem a recebe. Podemos listar aqui alguns deles:
- Combate as enxaquecas e dores de cabeça, além do estresse e ansiedade;
- É indicada para aliviar dores na coluna, nos ombros e no pescoço;
- Atua na melhora da elasticidade dos músculos corporais e da pele;
- Promove a ativação da circulação sanguínea e linfática no corpo;
- É indicada para quem tem crises de ansiedade, problemas emocionais, desmotivação e insônias;
- Elimina toxinas e resíduos do metabolismo;
- Combate o envelhecimento precoce da pele;
- Fortalece a imunidade;
- Melhora a digestão e acelera o metabolismo;
- Equilibra o funcionamento do intestino;
- Diminui o cansaço e a sensação de sono constante;
- É indicado para o tratamento de artroses;
- Promove a valorização e intimidade com nosso próprio corpo;
- Libera hormônios que aumentam a sensação de bem estar;
- Diminui a pressão arterial.
Outros tipos de massagem relaxante
Além da massagem relaxante tradicional, há outros tipos de massagens que também promovem o relaxamento do corpo e músculos. Cada uma apresenta técnicas de aplicação diferentes. Conheça algumas:
Reflexologia
É uma massagem que estimula, através da pressão e fricção, determinados pontos do pé e de outras regiões corporais. A estimulação dessas terminações nervosas melhora o metabolismo, fortalece a circulação sanguínea, oxigenação do organismo e desobstrui certos pontos corporais. O resultado é uma sensação de equilíbrio, relaxamento e bem estar.
Ayuvérdica
Essa técnica, oriunda do ioga, tem três pilares principais: a energia vital, a circulação sanguínea e a respiração constante. Aplicada com o auxílio de óleos corporais essenciais, ela melhora o fluxo de energia corporal, além de ter poder desintoxicante. A prática traz o fortalecimento da imunidade, estímulo dos músculos, eliminação das toxinas corporais, além de atuar no realinhamento da estrutura óssea e da estrutura corporal muscular.
Shiatsu
É uma técnica da medicina oriental que atua diretamente na saúde e no bem estar através da aplicação de pressão feita com os dedos, mão e até mesmo com cotovelos e joelhos. A finalidade é eliminar dores musculares e tensões corporais e promover uma melhor circulação sanguínea, além de melhorar o fluxo energético de quem recebe a massagem.
Drenagem linfática
A drenagem linfática é muito usada para fins estéticos, mas ela também traz diversos benefícios para a saúde, além de atuar no relaxamento corporal. Através da compressão leve de pontos específicos do corpo, ela elimina o inchaço, diminui a flacidez muscular e promove o relaxamento corporal.
É importante ressaltar que na hora de fazer uma massagem relaxante, ou qualquer outro tipo de massagem, você deve buscar um profissional qualificado, um massoterapeuta. Ele terá domínio das técnicas e de suas aplicações para que você tenha uma experiência positiva e sem causar nenhum tipo de lesões ao seu corpo.
Veja também:
Óleo de rícino: conheça os benefícios estéticos e medicinais para o seu corpo
Dicas de beleza: aprenda truques simples para rosto, corpo, cabelos e maquiagem